fbpx

Equipe Instituto

Dani Lieuthier – Fundadora Instituto CHÁ

Dani Lieuthier é sommelière de chá, tea blender, tea master, tea taster e pesquisadora. Empresária experiente e empreendedora social do ramo dos chás, é fundadora do Instituto CHÁ, da marca e fábrica de blends Caminho do Chá e da associação Slow Tea Brasil, e co-fundadora do primeiro marketplace de chás do Brasil, Mercado do Chá. Em suas viagens de pesquisa pelo mundo do chá (Camellia sinensis), já esteve em 11 países, onde recebeu treinamento de dezenas de mestres de chá, degustou centenas de chás e trabalhou em diferentes plantações de chá do mundo. No Brasil, seu trabalho de pesquisa engloba a erva-mate (Ilex paraguariensis) e as mais diversas plantas brasileiras, passando por quase todos os estados dos biomas da Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. Dani também realiza projetos sociais com minorias sociais, com povos indígenas, comunidades urbanas (“favelas”) e pequenos produtores familiares.

Também é consultora, e presta serviços de mentoria e criação de blends para empreendedores e pequenas empresas e de consultoria para médias e grandes, como a rede Bubble Mix e a Matte Leão, da Coca Cola. Referência no mundo dos chás, já esteve presente em entrevistas e em eventos nacionais como Encontro com Fátima Bernardes, Mais Você, Bem Estar, Jornal O Globo, Folha de São Paulo, Glamour e Casa Vogue Experience, e em eventos internacionais como o Virtual Tea Festival, em 2020, e o Encontro de Compradores e Fornecedores de Chá da Índia, a convite do Tea Board of Índia, realizado no Chile, em 2017.

 

Alessandra Pinheiro – Sócia Instituto CHÁ

Em 2017, participou da 2ª Rota do Chá, em Registro/SP, visitando as plantações da Fábrica Amaya e Obaatian – o Chá da Vovó.

Para aprofundar seu conhecimento na área dos chás, viajou para China através da Tea Tour Chayê/2018, visitando 4 províncias e 8 regiões produtoras de chá, percorrendo 2000km em 13 dias de viagem. Na Tea Tour teve a oportunidade de visitar fábricas de chás verdes, pretos, amarelos e brancos, acompanhando todo o processo de produção. Visitou o museu réplica da primeira unidade de produção imperial do chá sob comando de Lu Yu e o ateliê de um dos mestres de bules de argila roxa.

Em 2018, participou do curso de Introdução aos Chás Japoneses com Vinícius Monfernatti, idealizador da “A Sala do Chá”, e realizou o curso de Produção Agroflorestal Aromática e Medicinal pelo Sítio Semente – Brasília/DF. Além disso, realizou o Curso Chás Chineses Especiais: uma especialização, na Chayê/SP.

Em 2019 participou do Tea Tour Chayê Origens. A viagem foi para o extremo sul de Yunnan, da Região semi-autônoma Daí de Xishuangbanna para visitar a origem dos chás especiais, em especial o chá Pu’er, visitando instalações de fábricas (acompanhando todo o processamento) e jardins de chás de árvores milenares.

E em 2020 realizou o curso de Aromaterapia com Renata Hermes e Cerimônia do Chá Gonfu. Além disso, está aprofundando seus conhecimentos com cursos na área de análise sensorial ministrados pelas doutoras em ciências Fabiana Carvalho (neurocientista) e Verônica Belchior (analista sensorial e Q grader) explorando a percepção multissensorialdo sabor, adentrando especificamente em questões como acidez, amargor, tato, textura e corpo em bebidas e roda de sabores do café.

Sua relação pessoal com a cultura do chá marcou um reencontro com sua verdadeira identidade e propósito de vida, onde os chás e as infusões se tornaram uma ferramenta para o autoconhecimento, para a conexão com a natureza e com as pessoas.

 

Camila Ferreira – Coordenadora Cursos de Formação

Formada em Comércio Exterior, Cami Ferreira mudou de vida em 2017. Passou a buscar a compreensão do seu ser através de uma alimentação consciente e do uso das plantas para equilíbrio vibracional e energético. Também é formada em Thetahealing, Reiki 3A, Cura Energética das Cores, com curso básico de Ayurveda, e Fitoterapia Indígena.

Em 2018, se formou Sommelier de Chá, e em 2019, Tea Blender, pelo Instituto CHÁ, o que proporcionou o aumento de sua conexão com o universo dos chás e das plantas medicinais.

Hoje também atua como Terapeuta Reiki, e inclui chás e infusões como apoio em seus atendimentos.

 

Lívia Neves – Coordenadora Cursos Livres e Atendimento ao Público

Estudante de Naturoterapia, Reikiana Xamânica, Sommelier de Chá e Tea Blender pelo Insituto CHÁ.

Atua desde 2015 na área de chás. Sempre foi apaixonada pelos chás e plantas medicinais e dentro dessa área também carrega em seu currículo a certificação de Benzedeira com o intenção de estudar e entender mais sobre o poder das plantas medicinais sagradas.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial