fbpx

Professores

Professores Cursos Formação

Alessandra Pinheiro

Em 2017, participou da 2ª Rota do Chá, em Registro/SP, visitando as plantações da Fábrica Amaya e Obaatian – o Chá da Vovó.

Para aprofundar seu conhecimento na área dos chás, viajou para China através da Tea Tour Chayê/2018, visitando 4 províncias e 8 regiões produtoras de chá, percorrendo 2000km em 13 dias de viagem. Na Tea Tour teve a oportunidade de visitar fábricas de chás verdes, pretos, amarelos e brancos, acompanhando todo o processo de produção. Visitou o museu réplica da primeira unidade de produção imperial do chá sob comando de Lu Yu e o ateliê de um dos mestres de bules de argila roxa.

Em 2018, participou do curso de Introdução aos Chás Japoneses com Vinícius Monfernatti, idealizador da “A Sala do Chá”, e realizou o curso de Produção Agroflorestal Aromática e Medicinal pelo Sítio Semente – Brasília/DF. Além disso, realizou o Curso Chás Chineses Especiais: uma especialização, na Chayê/SP.

Em 2019 participou do Tea Tour Chayê Origens. A viagem foi para o extremo sul de Yunnan, da Região semi-autônoma Daí de Xishuangbanna para visitar a origem dos chás especiais, em especial o chá Pu’er, visitando instalações de fábricas (acompanhando todo o processamento) e jardins de chás de árvores milenares.

E em 2020 realizou o curso de Aromaterapia com Renata Hermes e Cerimônia do Chá Gonfu. Além disso, está aprofundando seus conhecimentos com cursos na área de análise sensorial ministrados pelas doutoras em ciências Fabiana Carvalho (neurocientista) e Verônica Belchior (analista sensorial e Q grader) explorando a percepção multissensorialdo sabor, adentrando especificamente em questões como acidez, amargor, tato, textura e corpo em bebidas e roda de sabores do café.

Sua relação pessoal com a cultura do chá marcou um reencontro com sua verdadeira identidade e propósito de vida, onde os chás e as infusões se tornaram uma ferramenta para o autoconhecimento, para a conexão com a natureza e com as pessoas.

 

Ana Spengler
Vem de uma linhagem de cozinheiras, confeiteiras e banqueteiras, que começou com sua avó, Elza. Ana foi além da tradição, e graduou-se Bacharel em Gastronomia pela Universidade do Vale do Itajaí (Balneário Camboriú-SC) em 2002. Depois de mais de 15 anos de experiência na cozinha, expandiu suas atividades para a área de bebidas: vinho, café, e finalmente o chá. Durante todo esse tempo sempre compartilhou seu conhecimento, dando aulas, cursos e palestras. Além disso, também desenvolveu paralelamente um trabalho regular em foodstyling – produção de cenas com alimentos e bebidas para fotografia e vídeo – para publicidade e material gráfico de restaurantes e indústrias. Destaca-se nessa atividade a parceria com a Salted Caramel Filmes em sua série “Céu da Boca”, que foi veiculada pela e-Paraná e Tastemade Brasil. Seus trabalhos mais recentes foram contratados por clientes como Nestlé, Frimesa, Copacol, entre outros.

 

Dani Lieuthier
É sommelière de chá, tea blender, tea master, tea taster e pesquisadora. Empresária experiente e empreendedora social do ramo dos chás, é fundadora do Instituto CHÁ, da marca e fábrica de blends Caminho do Chá e da associação Slow Tea Brasil, e co-fundadora do primeiro marketplace de chás do Brasil, Mercado do Chá. Em suas viagens de pesquisa pelo mundo do chá (Camellia sinensis), já esteve em 11 países, onde recebeu treinamento de dezenas de mestres de chá, degustou centenas de chás e trabalhou em diferentes plantações de chá do mundo. No Brasil, seu trabalho de pesquisa engloba a erva-mate (Ilex paraguariensis) e as mais diversas plantas brasileiras, passando por quase todos os estados dos biomas da Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. Dani também realiza projetos sociais com minorias sociais, com povos indígenas, comunidades urbanas (“favelas”) e pequenos produtores familiares.

Também é consultora, e presta serviços de mentoria e criação de blends para empreendedores e pequenas empresas e de consultoria para médias e grandes, como a rede Bubble Mix e a Matte Leão, da Coca Cola. Referência no mundo dos chás, já esteve presente em entrevistas e em eventos nacionais como Encontro com Fátima Bernardes, Mais Você, Bem Estar, Jornal O Globo, Folha de São Paulo, Glamour e Casa Vogue Experience, e em eventos internacionais como o Virtual Tea Festival, em 2020, e o Encontro de Compradores e Fornecedores de Chá da Índia, a convite do Tea Board of Índia, realizado no Chile, em 2017.

 

Noni Bazarian
É bióloga, doutora em restauração de florestas e educadora popular em projetos pautados na agroecologia em diferentes biomas. Observa a natureza desde criança e atualmente é produtora agroflorestal do Sítio Amaranto, que inicialmente produzia hortaliças e mais recentemente tem seu foco na produção de plantas medicinais e aromáticas. O olhar sobre o reino vegetal se ampliou e hoje produz além de alimentos, chás, óleos essenciais, incensos, e outros preparados que facilitam o uso das plantas por pessoas que acreditam no auto cuidado. Faz parte da Rede de Apoio às Mulheres Agroflorestoras que une várias mulheres dispostas a se fortalecerem para terem mais autonomia.

 

Jaque Todescato
Cresceu e viveu boa parte de sua vida Florianópolis, e atualmente mora no Rio de Janeiro. Se dedica a estudar, a praticar e a incentivar um estilo de vida que busque estimular os processos de cura naturais do corpo e como é apaixonada por ervas, especiarias e plantas medicinais, além dos atendimentos em consultório, também realiza projetos em comunidades tradicionais e indígenas.

É Nutricionista pela Universidade do Sul de Santa Catarina, pós-graduada em Fitoterapia Funcional pelo Centro de Nutrição Funcional VP, Terapeuta Ayurveda com formação pela Associação Brasileira de Ayurveda, especializada em Ayurveda na Saúde da Mulher e da Criança pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya. Sommelière de Chá pelo Instituto CHÁ, e atualmente está participando do curso de formação para instrutor de KumNye – Yoga Tibetano pelo Centro Nyingma de Budismo Tibetano.

Durante suas pesquisas, viagens, cursos e vivências que já levam mais de 15 anos, constatou que o Ayurveda é o sistema holístico (integral) mais completo, e por esta razão, ele se tornou o seu grande enfoque profissional. Além de realizar atendimentos particulares, Jaqueline também ministra cursos, vivências e palestras pelo Brasil.

 

Mari Catta
Nutricionista formada pela UniRio, com mestrado e doutorado pela UERJ, se encantou pelo mundo das bebidas no meio do doutorado e decidiu realizar o curso de capacitação em vinhos na ABS e na WSET. Objetivando compreender a fundo o processo de elaboração de vinho, também realizou o curso de Winemaker da Miolo, onde produziu o seu próprio vinho: o Catta Noir.

Alguns anos depois, lendo uma reportagem sobre uma Sommelier de Chá, procurou saber sobre o curso e encontrou o Instituto CHÁ, onde também especializou-se na área do chá. Atualmente, atua como professora de bebidas em duas faculdades no Rio de Janeiro, professora do Instituto CHÁ e vem trabalhando para difundir a cultura do chá entre seus alunos.

 

 

Professores Cursos Livres

Ana Paula Picolo
Engenheira de alimentos, responsável técnica pela empresa Barão Erva-Mate e Chás e também faz parte da 3ª geração da empresa, está se preparando para a sucessão. Possui MBA em Gestão Industrial pela FGV e é formada em Sommelier de Chá e Tea Blending pelo Instituto Chá. Está na fase final do curso Análise sensorial Avançada (Catador de Té) pelo El Club Del Té, de Buenos Aires, Argentina. O trabalho com erva-mate sempre despertou a visão de negócio e do potencial comercial e sensorial que esse produto tem para o mundo.

 

Camila Fava Ribeiro
É designer, sommelier de chá formada pelo Instituto Chá, herbalista e co-fundadora do movimento Slow Tea Brasil.
Estudiosa das ervas medicinais desde 2008, É sacerdotisa de uma tradição de bruxaria natural e segue esse caminho espiritual de culto e respeito à natureza, honrando seus ciclos e buscando uma conexão cada vez maior com a Terra.

Hoje é mestranda na UFPR e dedica parte de sua energia à SESTRA, sua marca de herbalismo, na qual trabalha com as ervas de diversas formas além do chá, e procura aliar as propriedades mágicas e medicinais das ervas com sabores e aromas marcantes e agradáveis.

 

Shizue Tamaki
É Fitoterapeuta, etnobotânica, bióloga, aromaterapeuta, mãe da Ágata, de 06 anos, e especialista em sensorialidade. É idealizadora do conceito da “Botânica das Emoções”, e atua há mais de 20 anos com desenvolvimento socioemocional e ervas medicinais da infância.

 

Ricardo Aguiar
Foi à partir de uma viagem com a esposa à Índia durante uma residência artística dela que tudo começou. O dia-a-dia de cores e produção visual começou a se misturar com a cultura indiana, com suas viagens místicas e multissensoriais. E essa riqueza de experiências cheias de sabores, aromas e mistérios vividas no outro lado do planeta foram chave para que decidisse estudar e se profissionalizar em uma das grandes paixões de sua vida: o chá.

De volta ao Brasil, em 2016, se formou Sommelier de Chá e na sequência, realizou o curso de Tea Blending, ambos pelo Instituto CHÁ. É formado em Produção Agroflorestal Aromática e Medicinal pelo Sítio Semente – Brasília/DF, além de constantemente estudar processos de produção orgânica, agroflorestal e agricultura sintrópica urbana.

Ricardo é paulista, publicitário de formação, designer, professor de processos criativos, artista visual e empresário. É cofundador da Co/academy, onde trabalha em conjunto com empresas, desenvolvendo projetos de empreendedorismo e inovação, principalmente ligados a valores.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial