O chá é uma das bebidas mais queridas desde sua chegada no Brasil, há dois séculos atrás. Hoje, o chá já faz parte do cotidiano dos brasileiros e traz muitos benefícios para quem o ingere. Durante a pandemia houve um crescimento do consumo da bebida, que é utilizada em sua versão quente, gelada, em drinks e outras formas e, pensando nisso, Dani Lieuthier, tea master, sommelière de chá, tea blender, tea taster e pesquisadora internacional de chás e infusões fala sobre os benefícios e ensina a escolher as melhores ervas, e receitas para preparar a bebida.
O consumo de chá cresce a cada ano e está presente em mais de de 55% dos lares brasileiros, de acordo com a Nielsen, e, em 2019, a categoria movimentou mais de 4,6 mil toneladas de chás (+3,9% em relação ao anterior), segundo a Leão Alimentos e Bebidas.
“Um dos benefícios da Camellia sinensis que está mais em evidência é o efeito da teína (cafeína no chá) no corpo humano. Diferente do café, que proporciona uma absorção rápida, no chá a absorção pelo corpo é mais lenta, devido à presença da L-theanina. Dessa forma, quem bebe chá se mantém desperto – mas sem picos de energia – e o estado permanece por mais tempo. Pessoas muito sensíveis podem ter sintomas de ansiedade agravados pelo consumo de café. Nesse caso, o chá pode ser um excelente substituto”, explica Dani em entrevista à Marie Claire.
“Outro benefício em destaque são as catequinas, polifenois antioxidantes, que retardam
o envelhecimento precoce e previnem câncer e aterosclerose. No chá preto, encontramos outro tipo de polifenol em alta concentração, a teaflavina. O chá oolong possui grande concentração de polissacarídeos, que promovem a imunidade, reduzem o colesterol, auxiliam na coagulação do sangue, trombose e aterosclerose”, afirma a sommelière.
A especialista explica ainda que a absorção e o efeito dos compostos é variável de pessoa para pessoa, mas que existem algumas plantas que beneficiam mais a saúde feminina. “No caso das mulheres, muitas flores estão associadas à regulação hormonal e da saúde dos órgãos reprodutores femininos”, diz Dani.

Para consumir a bebida, é importante saber que todo chá ou infusão deve ser comprado o mais fresco possível. “Os asiáticos consomem apenas o chá do mesmo ano. Há diferenças de sabor e aroma de acordo com as colheitas das diferentes estações do ano – além, é claro, de terroir, forma de cultivo e processamento da planta. No ocidente, como temos menor oferta de Camellia sinensis, recomenda-se que o chá seja consumido até 2 anos após a data de processamento. Folhas mais novas apresentam mais vigor e brilho. Folhas mais velhas são mais opacas. O aroma e o sabor do chá diminui consideravelmente com o passar do tempo, e também de acordo com a forma de conservação. Devemos sempre manter chás e infusões ao abrigo da luz, da umidade e da temperatura, e isolados do ar. Não é recomendado guardar chás próximos a especiarias ou outros insumos muito aromáticos. Em termos de outras espécies, a recomendação é sempre escolher as ervas, frutas e flores colhidas na estação do ano em que estivermos. Assim, respeitamos e valorizamos o ciclo da Natureza, além de termos a possibilidade de consumir infusões mais frescas e com mais energia vital (prana, na linha do Ayurveda)”, explica a especialista.
Confira três receitas fáceis de chás para fazer em casa:
CHÁ DA IMUNIDADE:
Ingredientes:
– 600ml (3 xícaras) de água filtrada ou mineral
– 1 pedaço de gengibre (do tamanho de uma pontinha de dedo)
– 1 ramo de hortelã
– 1 col de sopa de hibisco
– casca de uma laranja
Modo de preparo: Fatie o gengibre. Ferva o gengibre e a casca de laranja por 10 minutos.
Retire do fogo e adicione o hibisco e a hortelã. Deixe em infusão por 5 minutos e coe. Está
pronto para beber. Serve duas pessoas
CHÁ DA ENERGIA:
Ingredientes:
– 600ml (3 xícaras) de água filtrada ou mineral
– 2 colheres de chá de chá preto, chá verde ou mate tostado
– 1 pau de canela
– 1 pedaço de gengibre (do tamanho de uma pontinha de dedo)
– 2 unidades de cravo
– 1 anis-estrelado (opcional)
Modo de preparo:
Fatie o gengibre. Ferva o gengibre por 10 minutos. Adicione as especiarias e ferva por mais 5
minutos. Retire do fogo, coe e deixe esfriar por 3 minutos para baixar a temperatura. Adicione
o chá ou mate que escolher. Deixe em infusão por 4 minutos e coe. Está pronto para beber.
Serve duas pessoas.
CHÁ DO RELAXAMENTO:
Ingredientes:
– 1L (5 xícaras) de água filtrada ou mineral
– 1 colher de sopa de camomila
– 1 colher de sopa de capim-limão
– 1 colher de sopa de melissa
– casca de uma laranja ou tangerina
Modo de preparo:
Ferva a casca do cítrico escolhido por 10 minutos. Adicione as ervas e deixe em infusão por 10 minutos. Basta coar e está pronto para beber. Serve quatro pessoas. Pode ser consumido quente ou gelado.
Fonte: Marie Clarie
Deixar um comentário