Da China antiga aos dias atuais, a infusão com Camellia sinensis aquece, acolhe e ajuda a humanidade a ter alguns minutos de paz. Saiba mais sobre essa bebida reconfortante e cheia de sutilezas.

DOIS CHÁS E UMA INFUSÃO

Dani Lieuthier é curitibana e fundadora do Instituto Chá, uma escola itinerante que já esteve em quase todas as capitais brasileiras levando cursos de formação de sommelier e teablender (aquela que faz misturas de sabores). Nos últimos cinco anos, já formou mais de 500 profissionais no mercado. Para a Elle, a expert escolheu dois chás e uma infusão para serem facilmente preparados em casa. Confira:

Chá branco
Esta variação da infusão de Camellia sinensis é uma das versões mais delicadas. Dani sugere um teste para verifica como tempo e temperatura modificam substancialmente o sabor do chá. Aqueça 200 ml de água a 70°C, tire do fogo, misture 2 g de chá e deixe em infusão por 3 minutos. Depois, use as mesmas medidas, mas aqueça a água a 80°C e deixe em infusão por 4 minutos. A segunda versão terá um sabor bem mais acentuado.

Massala chai (chá indiano com especiarias)
O importante é comprar um massala chai de boa procedência. Para prepará-lo, esquente uma xícara de água e uma xícara de leite integral e misture 3 colheres (chá) do massala chai. Assim que o líquido ferver, desligue o fogo, tampe o recipiente, aguarde por 5 minutos e sirva. Outra dica é misturar um pouco de licor Bailey’s no final, caso queira algo mais forte.

Blend para relaxar
Em uma chaleira, ferva por 5 minutos 1 xícara de água mineral com a casca de 1 laranja (ou mexerica). Em seguida, apague o fogo e adicione 1 colher (chá) de flores secas de camomila, 1 colher de chá de folhas secas de capim-limão e 1 colher de chá de folhas secas de melissa. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e aprecie.

 

Fonte: ELLE (Fernanda Canto)